Resenha: A menina que roubava livros


Olá Leitores, hoje vou postar a resenha do livro A menina que roubava livros. Eu ganhei esse livro de uma amiga da minha mãe antes de sair o filme (que foi em fevereiro se não me engano) e li bem rápido para poder ir ao cinema assistir. Então, vamos ao que interessa.


Sinopse - Markus Zusak: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.




Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.


A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.

Adorei o livro e gostei do filme, acho que no filme faltou um pouco de emoção, mais fiquei muito contente com a adaptação. O que mais me deixou arrepiada na história foi descobrir quem está narrando á vida da Liesel. Você fica intrigada com a narrativa e se vê pressa á história. Além dos personagens que sofrem bastante e você acaba se apegando á eles.

O livro é muito bom em todo o momento, infelizmente tem um final muito triste, juro que não esperava tudo isso no final. Mais tem ótimas frases e um excelente conteúdo. Quem ainda não leu não sabe o que está perdendo!

Espero que vocês procurem ler esse livro, é muito bom. É uma boa dica de presente paras os amigos também.

Até a próxima postagem e obrigada pelo carinho comigo e com o blog, boa leitura, beijos!


                                           ♥ Instagram  twitter  Skoob  Facebook 



7 comentários:

  1. Olá, amei seu blog, já tentei ler esse livro, mas não consegui terminar, vou tentar reler, pois amei sua resenha.
    estou seguindo seu blog, beijos.
    http://josieramos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente reler, você precisa ver como é o final, vai adorar rs

      Excluir
  2. Olá, adorei seu blog, eu li o livro e assisti o filme, fiquei chocada enquanto lia o livro quando percebi quem narrava a história, mas eu adorei esse livro, muito bom. Te seguindo!

    http://gotinhasesperanca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca assisti o filme, mas sou apaixonada pelo livro. O meu exemplar foi surrupiado há uns 7 anos, mas vou comprar outro. rs
    Adorei!^^

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o livro mas sempre tive vontade, acho que agora vou ler sim :D

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo