[Crítica] Insurgente - O Filme

Olá leitores, ontem eu fui acompanhada do meu namorado na estréia de Insurgente. E como estou um tempo sem postar decidi compartilhar com vocês o que eu achei dessa adaptação. 
O ideal é que somente quem leu o livro ou já assistiu ao filme leia essa post, contem spoilers hehe

Resenhas: DivergenteInsurgente / Convergente 



O filme começa com as palavras de Jeanine culpando os divergentes por tudo que esteve acontecendo com as facções, enquanto Tris, Quatro, Peter e caleb se escondem na sede da Amizade. No filme iremos descobrir uma caixa com todos os símbolos das cinco facções gravadas nela. Nessa caixa está a mensagem deixada pelos fundadores para a cidade e ela só conseguirá essa mensagem com a ajuda de um Divergente á altura. Para abri-lá, o Divergente precisá passar pelas simulações das cinco facções. 

A sede da Amizade é invadida por Eric e alguns rebeldes da Audácia que ficaram ao lado de Jeanine na busca por Divergentes. E ao comando de sua aliada, eles são enviados para caçar todos os Divergentes para serem cobaias nas cinco simulações para abrir a caixa. Após Tris, Caleb, Quatro e Peter serem encontrados eles precisam fugir o mais rápido possível, mas ficam cercados pelos soldados de Jeanine, e é nesse momento que Peter se junta a Erudição.

Nessa fuga, eles se encontram com os sem facção, partem para a sede da Franqueza onde outros sobreviventes da Audácia estão escondidos. Nesse percurso, Caleb decide que não se encaixa nessa situação e decide deixar Tris e Quatro para voltar á Abnegação e tentar ajudar, recuperar o que restou.

Ao chegarem na Franqueza e serem recebidos por seus amigos e aliados, o líder da franqueza resolve entregar os dois, que são culpados pela ataque ocorrido contra a Abnegação, mas Quatro, com todo seu talento, consegue convencer o líder a usar o soro da verdade neles ali mesmo. E sob os efeitos do soro da verdade, Tris revela em alto e bom som que matou seu amigo Will para se defender (pior parte do livro, na minha opinião).

Ainda na Franqueza eles são encontrados e atacados pelos aliados de Jeanine, que está inconformada com a falta de sucesso em abrir sua caixa. Assim que capturaram todos os Divergentes da sede, fizeram um teste para saber quais eram os mais qualificados para a missão da abertura da caixa. Tris (lógico), é a Divergente necessária para a missão e Eric não fica nada feliz disso, mas antes que eles conseguissem leva-lá para Jeanine, Quatro aparece junto aos outros membros da Audácia e imobilizam os invasores, é nessa hora que Eric é morto por Quatro, assim como podemos ler no livro da série.

Como todos nós já conhecemos o jeito de Tris, sabemos muito bem como ela ficou sentida pela morte das pessoas que ela tanto ama e decide por fim se entregar para a Erudição. Chegando lá ela é submetida a todas as simulações para abrir a caixa. E nessa hora ela descobre que seu irmão Caleb havia mentido para ela, ele havia voltado para o lado de Jeanine, e assistiu a tudo que ela foi obrigada a fazer sem dizer ou falar nada.

Durante uma das simulações Tris salva a vida de Peter enquanto ele assitia ao lado de Jeanine. Podemos perceber que aquilo mexe com ele e como se estivesse pagando uma dívida, Peter resolve salvar a vida dela com um soro de paralisação, onde ela se passaria por morta para fugir da Erudição.

Agora começam as mudanças cinematográficas. Quatro e Tris se encontram para fugir juntos, quando ela revolve voltar para terminar a última simulação e revelar a mensagem escondida na caixa. Quando ela consegue concluir a missão, a mensagem é transmitida praticamente igual ao livro, somente sem fazer menção ao nome de Edith Prior. Quando Jeanine assiste a mensagem e descobre que os Divergentes na verdade são a salvação ao invés de destruição ela se revolta e ordena que enterram a caixa para nunca mais ser encontrada, mas nesse momento a sala é invadida pelos sem facção que rendem a todos, inclusive Caleb que esteve todo esse tempo na sala sem reação alguma. E nosso querido Quadro libera a mensagem da caixa para todas as sedes através de telões espalhados pelo que sobrou da cidade.

O final foi mudado radicalmente. Não mostraram os sem facção dominando todos, nem o anunciamento de Evelyn para o fim das facções. Eu já tentei imaginar como será Convergente, mas sinceramente não consegui. Insurgente terminou com um final esperado para o fim da série, e não deixou nenhuma ligação para um próximo filme. Mas sei que não sou a única que está curiosa para poder "ver" o que há atrás da cerca.



Se você já assistiu qual é a sua opinião?

Um comentário:

  1. outra coisa que me incomodou so um pouquinho é que: tudo bem, ela luta. voce ve no filme que ela sabe lutar e tal... mas sempre o quatro acaba salvando ela. depois de ela bater muito em alguem essa pessoa começa a ganhar dela e ela ta quase morrendo la ai o quatro salva ela. sempre. ou é coisa da minha cabeça porque sempre que ela tava perdendo uma luta minha amiga falava que o quatro ia aparecer, ai ele aparecia mesmo.

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo