{5 anos} Leitores e Suas Manias ❤️


Olá leitores, tudo bom?
Dia 26 de Junho deixou de ser um dia qualquer em 2014. Vocês sabem por quê?


     Ele se tornou um dia muito especial, pois foi quando eu decidi criar - que na época nem sabia como funcionava - um blog para compartilhar as leituras que eu realizava durante o ano. Desde então, foram muitas fotos, resenhas, colaboradoras, parceria com a Novo Conceito, com autores nacionais e amizades incríveis que tive a honra de conhecer!
     Há oito anos a literatura me encantou, há 5 anos o leitores e suas manias nasceu ✨
     Como me assustei em saber que já se passaram cinco anos desde que parei na frente do meu antigo computador e decidi que iria conhecer pessoas que se interessassem pelos mesmos livros que eu, tudo através de um singelo blog criado com toda a inocência e que eu não tinha dimensão do quanto se tornaria especial para mim.
     Desses cinco anos, dois o blog ficou inativo. O desânimo, a falta de conteúdo - que eu acredito acontecer com todos que vivem nesse ramo - e a baixa autoestima chegaram a me fazer pensar em desistir e excluí-lo de vez. Por um triz não aconteceu, e hoje, está aí para quem quiser visitar.
     Ele não é atualizado frequentemente. Preciso deixar claro que a minha intenção com o Leitores e Suas Manias nunca foi fama, aliás, odeio aparecer e falar em público, aparecer nas fotos já é um grande obstáculo pra mim, muito menos parcerias e livros de graça. O LSM é para quando eu estiver me sentindo bem (ou mal às vezes), é para quando eu estiver sozinha, ou simplesmente só dizer "nossa, tenho um diário de leitura virtual". Nada além disso. Ele é meu hobby e é onde eu escrevo o que senti com cada leitura, postando só no meu tempo, sem datas para cumprir ou obrigações. Eu faço meu blog, não é ele que me faz.
     Senti que HOJE era um dos dias felizes para se postar aqui. E realmente é. Isso me deixa muito feliz. Contagiar pessoas.
     Muita coisa mudou por aqui. Muitas coisas mudaram dentro e fora de mim, o que proporcionou que essas mudanças se refletissem no blog também.
     Eu amo tirar fotos, conversar no inbox do Instagram sobre edições, autores, paixão por certos livros, saber que existem pessoas pessoas que se espelham por eu "ler muito" ou que ao ver um livro se lembram de mim. Além dos livros que já ganhei de presente e de parceria para resenhar em todos esse tempo.
     Mas Juliana, como esse amor pela leitura apareceu? O meu encontro com a leitura e toda essa paixão pelos livros aconteceu quando eu tinha 15 anos, há 8 anos atrás. Tudo começou quando me mudei para um novo bairro no Rio de janeiro, e nele, conheci uma vizinha chamada Letícia. Não aconteceu como em um passe de mágica, e também, não foi um processo fácil, teve todo um caminho de aceitação até encontrar um livro que me levasse ao mundo das letras e me fizesse permanecer nele.
     Na casa dela pela primeira vez, precisamente em seu quarto, eu me deparei com uma enorme estante de madeira na cor marrom abarrotada de livros de todos os gêneros inemagináveis - ela é uma leitora bem versátil. Nas vezes seguintes em que estive lá, ou para conversar ou para ver filmes, eu me pegava encarando aquela tal "estante" que me deixava muito receosa - e não sei como - intrigada por saber que alguém gostasse tanto de ler a esse ponto.
     O tempo passou, passei a frequentar um pouco menos a casa dela por conta do último ano de ensino médio, mas cada vez em que eu entrava lá, era atraída por alguma coisa que eu só sabia resumir em: curiosidade. Foi quando essa amiga Letícia, certo dia, virou e disse "escolhe um". E eu pensei "como assim escolher um? Não tinha nada o que escolher", mas eu escolhi, a leitura certa me escolheu, e foi, de certo, a melhor escolha.
     Em frente à tantas opções de gênero, meus olhos pararam sobre o primeiro volume de Diários de um Vampiro, livro que deu origem a série de TV The Vampire Diaries, da autora L.J. Smith. Levei-o para casa e passaram-se dias sem que eu sequer olhasse para o exemplar. Mas quando, em um dia de total tédio, lembrei do livro emprestado e quis ”passar meu tempo", já que não tinha outra coisa para se fazer e resolvi só dar uma "olhada" nele. Levou algumas semanas mas li. O li e corri para a casa dessa amiga em busca do segundo volume, eu precisava ler o próximo e essa necessidade e prazer em ler "mais um" dura até hoje... ❤️


    Nunca imaginei que um blog iria me proporcionar tanta coisa boa. É maravilhoso saber que ele me conectou com pessoas do país inteiro para debater sobre literatura. Com ele eu aprendi e continuo aprendendo muita coisa. A vontade de desistir do blog e excluí-lo da rede falou bem alto durante dois anos, mas tive um namorado e amigos que não permitiram. Viram, por mim, o quão bom esse espeço é pra mim. E espero que também seja para quem o lê.
     Eu me rendi à leitura pelo exemplo da Letícia. E eu quero, assim como aconteceu comigo, que aconteça com quem visita o blog Leitores e Suas Manias, o Instagram e minha estante. ❤️
     Muito obrigada todos que me acompanham mesmo sabendo que aqui não é um blog buscando fama ou um número de seguidores. Obrigada pelas mensagens para falar sobre livros, mimos, sorteios e tantas outras coisas da vida. Obrigada pelas amizades e pela força, significam muito para mim. Sintam-se abraçados.

     Hoje, eu não vejo um hobby que me complete mais do que ler e escrever aqui...
    
~ Juliana Avelino

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem?

    PARABÉNS!!

    Blog é assim mesmo, né? Já cheguei a querer excluir o meu, já deixei inativo, mas é um cantinho tão gostoso para compartilhar o que a gente gosta que acabamos voltando. O meu completa 9 anos hoje, mas não tem postagem especial porque a mãe desnaturada aqui esqueceu... hahahahaha

    Muito sucesso e mais anos de vida e sempre que pensar em excluir deixa só ele quietinho porque com certeza a vontade de "bloggar" volta! :D

    Até mais;
    |Blog Mente Hipercriativa | Curta no Facebook|

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo