Resenha: O doador de memórias- Livro 1

Jonas é um menino que nasceu e vive em uma sociedade onde os sentimentos não existem, onde tudo é organizado como toda a distopia.


Essa sociedade, dividia seus membros por idade. Ex: grupo dos três (Crianças de 3 anos), grupo dos nove (Crianças de 9 anos) e sucessivamente. Quando as crianças chegam aos doze anos, elas recebem sua atribuição, ou seja descobrem qual carreira vão exercer na comunidade durante toda sua vida adulta, até chegar a hora de ir à casa dos idosos (Local onde eram enviados os idosos sem filhos).

Jonas não faz ideia de qual seria a escolha do comitê. Preocupado com sua atribuição, ele não imagina que seu atributo não chega nem perto dos seus piores medos.

Ele é nomeado como o novo Recebedor, o responsável por guardar todas as memórias do passado, sejam elas boas ou ruins.

Mesmo estando assustado com sua atribuição, ele irá começar seus treinamento com muita empolgação, e o Doador que até então era o Recebedor, colabora muito para que Jonas se dê bem. Só o que ele não esperava, era descobrir um mundo totalmente diferente do que ele estava acostumado, com cores e sentimentos que até então ele não sabia que existia, mas também acaba descobrindo e conhecendo o que é dor, guerra, fome e maldade.
Conforme Jonas vai recebendo as memórias do Doador, ele apenas recebe a nossa realidade, pois todo mal que ele está conhecendo é nada menos que o mundo em que vivemos. E quem não queria ter toda a maldade e pobreza do planeta apagada da memória?

* * *
Por ser um livro curto a leitura flui bem rápida. Com capítulos curtos, que te estimula a querer ler "só mais um capítulo". Ele também é narrado em primeira pessoa, e podemos saber dos acontecimentos pelo ponto de vista do próprio Jonas. Adorei a escrita da autora. A compreensão da história é plena e não te permite fazer confusão no decorrer da leitura.

Apenas o final do livro não me agradou. A autora deixou meio incompleto e um pouco sem nexo. O doador de memórias possui uma continuação, mas ainda não sei se vou querer continuar.

Classificação: *** (3/5)

E aí já leu? Deixe seu comentário, ficarei mega feliz! :D

Beijos e até a próxima :)

Um comentário:

  1. Oi Ju;
    Faz dias que estou com o filme baseado neste livro para assistir e várias pessoas disseram que é legal, queria ler o livro primeiro, mas quem não tem cão...
    Gostei da resenha e fiquei com ainda mais vontade de ver o filme.

    Beijos e tenha uma ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/07/tag-minhas-10-capas-favoritas.html

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo