{Resenha} A Garota das Sapatilhas Brancas

Oi pessoas! Tudo bem?

Hoje no LSM, trago para vocês a resenha do spin-off de O Garoto do Cachecol Vermelho, que nada mais é, que uma obra ou história derivada de uma obra já existente. Então se você ainda não leu O Garoto do Cachecol Vermelho, clique aqui para conferir a resenha dele aqui mesmo no blog que foi ao ar essa semana, para que você possa compreender a resenha de hoje. 


Sinopse: Ele foi o farol que a salvou da escuridão. Ela devolveu as cores ao mundo dele. Da mesma autora de O garoto do cachecol vermelho
Daniel Lobos vive a vida plenamente. Dono de um coração enorme, o jovem divide seu tempo entre duas paixões: a música e as causas sociais. Até que seu caminho cruza o de Melissa, uma bailarina preconceituosa e mesquinha, que põe à prova aquilo em que ele mais acredita: que todo mundo merece uma segunda chance.
Este romance mostra, através das lembranças de diversos personagens já conhecidos em O garoto do cachecol vermelho e amados pelo leitor, como as nossas decisões podem afetar o nosso destino. 
Respire fundo e venha descobrir o que levou Daniel a ter tanta fé em Melissa, quando ninguém mais acreditava nela. Toda história tem dois lados, e agora é a vez de conhecer a do garoto do cachecol vermelho.
Ficção / Literatura Brasileira / Romance




Em A Garota das Sapatilhas Brancas, da autora Ana Beatriz Brandão, mergulharemos nas lembranças, alegrias e sofrimentos dos personagens que tanto amamos em O Garoto do Cachecol Vermelho. 

Desta vez veremos as coisas de outra forma, de outro ponto de vista. Através dos olhos do nosso vândalo preferido, Daniel Oliveira Lobos.


"Mas tem uma coisa que você não pode negar de jeito nenhum, porque já foi provada e comprovada - e a prova se repete todo dia, mas nós cometemos o grande erro de esquecer: O céu não é só azul. E as pessoas não são só o que parecem ser."


Veremos através das páginas, a vida tão "misteriosa" de Daniel sendo revelada, os sentimentos e pensamentos tão ocultos na obra principal, e que agora, estão expostos, para todos àqueles que aprenderam a amar esse personagem tão humano que o torna real.


"Sempre em frente, sem nunca olhar para trás. Tínhamos que seguir juntos, independentemente dos nossos problemas, porque o tempo cura tudo, desde que vão vivamos em função do passado ou das coisas ruins. Se nos concentrarmos no caminho que temos a percorrer, nunca deixaremos de avançar para o final da nossa estrada infinita, esperando que, um dia, tudo o que fizermos seja recompensado."


Encontramos todas as respostas para as decisões que Daniel tomou em sua vida e em como isso o afetou de alguma forma. Assim como o acordo que ele fez com Melissa, e tantos desejos e sonhos ocultos até então. 

Daniel, assim como seu pai, é portador de ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença até então, sem cura.  Mas nem por isso nosso vândalo se permite parar de sonhar, pelo contrário, eles nos ensina a como vencer nossas dores através de suas palavas, colorindo nossas vidas com seu modo de pensar e agir. 






Minha experiência com esse livro vai além de palavras. Ana conseguiu tocar em assuntos como ELA, estupro, agressão, morte, acidentes, relacionamento familiar, homossexualismo, entre outros. Mesmo que você não tenha passado por nada disso, Ana te faz refletir e se imaginar nessas situações no lugar de cada personagem. Algo que me apaixonou. Você se coloca no lugar das pessoas que precisam de apoio e atenção, vê o lado do seu próximo, sente mais vontade de estar perto e entendê-los. Uma ótima leitura para esse setembro amarelo que se passou, mas que devemos sempre estar em alerta caso um amigo ou parente precise de ajuda, não importa o mês ou o dia. Recomendo bastante.

Outro ponto importantíssimo, é a delicadeza da autora em nos mostrar o quão trágico e amedrontador é agir (e viver) com a ideia de ser ou ter algum próximo que seja portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Eu nunca havia conhecido essa doença assim, tão de perto e o quanto ela é devastadora. As causas sociais feitas pelo personagem Daniel, nos instiga a querer abraçar o mundo, levando amor àqueles que tanto precisam mas que muitas vezes, já perderam as esperanças. 

Um tema forte porém preciso! Vamos ver o mundo com mais cores. Vamos distribuir perdão. Vamos amar verdadeiramente. Vamos agradecer por tudo... E se agora, nesse instante, fosse seu último segundo de vida?!


"Ele quis nos ensinar a ter esperança no próximo, e sabia que todos merecemos uma chance."


Autografei meus exemplares na Bienal do Livro Rio ♥

Um acordo feito não só para mudar a Melissa, mas um acordo para mudar eu e você!

  • NOTA: ✯✯✯✯ (4/5)
  • Na compra deste livro você estará contribuindo para o Instituto Paulo Gontijo e a ARELA - RS


Juliana.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu sogro teve essa doença,ELA!
    Que bom que a autora tocou nesse assunto, que ainda é desconhecido por muitas pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavinha!
      Nossa eu não sabia. Deve ser muito duro lidar como ela, assim como qualquer outra doença sem cura. Mas o que a autora Ana Beatriz fez, em nos mostrar mais sobre a ELA está sendo de extrema importância. Além disso, na compra dos livros estaremos ajudando os Institutos que auxiliam os pacientes com essa doença.

      Muito obrigada por ter vindo conhecer meu blog e compartilhar isso comigo, muito obrigada e volte sempre vizinha rs
      Beijos ♥

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo