{Resenha} Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Oie leitores! Tudo bom? Que saudade de postar aqui, dei uma sumida no mês de Fevereiro mas já estou de volta com as minhas leituras e resenhas pra postar 

Bom, pra começar, preciso dizer que esta é a primeira resenha do ano que não será positiva. Tenho meus motivos e vou explicá-los para vocês. Não desistam de mim por isso, sei o quanto vocês leitores amam tanto o livro quanto essa autora, mas preciso ser sincera quanto à minha experiência com ele.



Editora: Novo Século
Páginas: 328
Classificação: ✯✯✯ (3)
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.





Diferente de tudo que já lemos, neste livro, encontramos uma história de amor fora dos "padrões" que estamos acostumados a ver. Eleanor, uma personagem fora do manequim que dizem ser o "apropriado", sem vontade de se sentir sexy, que não se importa com roupas largas e estranhas, e, muito menos, para a sua aparência e para maquiagem. Aqui está um ponto em que adorei no livro, uma personagem nada convencional, fora dos padrões, diferente, tão ela e nem aí para os outros. 


E temos Park, um menino oriental apaixonado por Punk Rock que sofre com a pressão de seu pai, que se acha no direito de impor como seu filho deve se vestir e agir, que se acha no direito de transformar o filho em um reflexo dele. Coisa essa, que infelizmente acontece no mundo real.

"Ele ouvia bandas tanto quanto Eleanor lia livros."

Eleanor sofre bullying por ser uma menina tão diferente das outras, sua mãe sofre violência doméstica pelo seu padrasto, que maltrata não só a mãe, mas Eleanor e seus irmãos, os aterrorizando e controlando como se fossem seus marionetes. Achei esse ponto na história excelente porém pouco trabalhado, deixando-o de lado para focar no "amor" adolescente em completamente todas as páginas. É compreensível que amor adolescente é exagerado, afobado, mas nessa leitura ficou muito arrastada com tanto de assunto que poderia ter sido trabalhado melhor. 


Um livro bem "awwwn", clichê ao ponto de sair açúcar de tão doce. Sim, sem exagero. Confesso que até metade do livro, eu estava encantada pela forma com que os personagens se encontram, se conhecem e se apaixonam, porém, a autora passou a não me agradar muito com o decorrer dos acontecimentos. O "tcham" da história só se mostrou quase nos últimos capítulos, deixando o final tosco e mega corrido. Esse foi o ponto que me levou a dar uma nota 3 ao livro. Mesmo com toda a melação do casal, amei cada detalhe, cada fala, cada gesto desse casal lindo (sim, lindo mesmo!) que todo jovem gostaria de viver pelo menos um terço da paixão que eles vivem. Sem falar na escrita de Rainbow, que flui sem que você perceba. Você mergulha nas páginas e não quer mais parar de nadar, surreal. Mesmo não gostando tanto da leitura, você se vê presso nas palavras, na narrativa encantadora. 


E é por isso que Eleanor & Park se tornou aquele livro que não sei dizer se gostei ou não. Uma relação amorosa linda mas que foi muito arrastada. Temas como bullying e violência doméstica pouco explorados para dar espaço para o amor dos dois em todo momento, sem pausas para respirar (risos). Um final que nem passou pela minha cabeça e que me deixou muito frustada. Você lê e só consegue pensar "é isso?" e fica sem reação por um bom tempo. Sem esses utensílios, seria uma ótima leitura para mim, ou apenas estou ficando velha e perdendo o jeito para esse tipo de leitura hahaha (acho que é isso).

"Se você mesma não pode salvar sua própria vida, vale a pena alguém salvar?."

Eleanor & Park apesar de tudo é uma boa leitura. Mas sem expectativas, apenas uma boa leitura para passar o tempo ou para um dia de viagem, mas não chega a ser uma leitura de arrebatar seu coração - pelo menos para mim não foi. Independente de qualquer coisa leia, sempre digo isso e vou repetir, o que não foi bom pra mim pode ser pra você ou vice-versa. Então leia e venha compartilhar comigo a sua experiência, será um prazer!




Por fim, gostaria de conhecer a opinião de vocês. Deixem seus comentários ou dúvidas sobre o livro, sobre o que vocês acharam e se concordam ou não comigo! A participação de cada um de vocês é muito importante e muito bem-vinda!

Além disso, compartilhem com todos os seus amigos leitores, e vamos crescer nossa roda de leitura virtual aqui neste espaço criado especialmente para vocês. 

E não se esqueça de SEGUIR O BLOG e nosso Instagram @LEITORESESUASMANIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo