Resenha: Apenas um Ano

Oláaaa leitores, tudo bem? A resenha de hoje é do livro "Apenas um Ano", que recebemos da parceria com a Editora Novo Conceito. Vamos saber o que achei dele? :D



Quando iniciei a leitura desse livro, confesso que não sabia nada da história, apesar de já ter ouvido falar dele, e já li Se Eu Ficar da mesma autora a Gayle Forman e gostei um pouco da história. Então comecei a ler esse com certa "empolgação". Porém não li o primeiro, na sinopse diz que o livro é continuação de Apenas um Dia e que agora a história é contada pela voz de Willem. O que não fez tanta diferença como eu pensava.

A história começa com Willem acordando no hospital, em Paris, sem saber como e o por que de ter parado ali. Sua mente está confusa e ele não lembra dos últimos acontecimentos. Apenas alguns reflexos de acontecimentos vem a sua mente, e vislumbres dela. O médico diz que ele provavelmente se meteu em alguma briga e foi agredido por alguém e lutou com os agressores. 
Conforme o tempo vai passando, alguma coisa vai ficando mais nítida e ele sabe que precisa se encontrar com alguém e que essa pessoa está esperando e ele precisa ir. 
Porém o médico não permite, ele está muito machucado. Mas Willem tem que ir, de repente um nome, e ele se lembra: Lulu. Ele precisa ir se não for, poderá ser tarde demais.

"Foi por acaso que a encontrei. E foi por acaso que a perdi. É preciso dar crédito ao universo, à maneira como ele nivela coisas desse tipo."

Ao ver que ele irá partir de qualquer forma, o médico acaba liberando-o. E quando ele deixa seu endereço para cobrança, ele ver o simbolo em sua caderneta. Está em chinês, mas ele sabe o que significa: dupla felicidade. Willem sai desesperado procurando qualquer coisa relacionada ao simbolo e por acaso, acaba no exato local em que ele se lembra de ter estado com ela.

Mas ele se lembra que Lulu foi o nome que ele deu a ela. Ele não sabe nada sobre a vida dela e nem seu nome verdadeiro. Ele lembra também que ela não sabia falar francês, nem conhecia nada ali. Provavelmente ela ficou desesperada quando acordou e viu que ele não estava em parte alguma. Os dois não tem como se encontrar. Foi apenas um dia incrível em sua vida.

“O amor não é algo que se protege. É algo que se arrisca”.

Willem estava voltando para a Holanda quando conheceu Lulu. Seu pai faleceu e como sua mãe não tem cidadania holandesa, ele que tem que assinar os papéis para formalizar a venda da casa. Mas quando conheceu Lulu, foi como se a sua vida fizesse sentido e ele precisa prestar atenção nisso, então ele desistiu da viagem e foi com ela para Paris. Foi apenas um dia, um único dia, porém o melhor de sua vida.
Então ele decide que se for para se reencontrar o destino irá dizer e com a ajuda de um amigo começa uma viagem pelo mundo a procura de Lulu. Mas o destino parece não estar a seu favor.

"Então conto tudo a minha mãe. Sobre essa garota, essa garota estranha e sem nome a quem eu não mostrei nada, mas que viu tudo. Conto a ela que, desde que a perdi, me senti perdido."
****
Primeiramente o que gostei e que me cativou desde o inicio foi a fluidez. O estilo narrado proporciona uma leitura rápida. Não há como negar a qualidade da escrita da autora nesse livro, ao trabalhar a fluidez da narrativa.

O que gostei também foi o amadurecimento do personagem, a mudança no modo como vê e encara relacionamentos passados, com os amigos e mulheres e o relacionamento com sua mãe. Willem passa por uma série de situações e enfrenta de frente, enfrentando os obstáculos e mostra que aprendeu de verdade.

A autora Gayle Forman, criou um personagem bem humano. Willem não é um mocinho romântico, que não vai fazer nenhuma coisa errada, e nem o bad boy gostosão, que pega todo mundo. Ele é totalmente e simplesmente humano. A autora teve o cuidado de escrever pessoas reais.

E a autora conseguiu contar uma história de amor sem que os personagens estivessem juntos. O que mostra que o amor vai muito além da presença física e limites geográficos.

É uma boa leitura, leve, romântica, cheio de belas frases, cheio de viagens e lugares lindos e encantadores. Recomendo!

Classificação: **** (4/5)

E aí já leu? O que achou!? Deixe seu comentário!

Beijos e até a próxima!
-Lili

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha e pelo blog, Beijos Jú <3

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Obrigada pela visita e que bom que gostou, beijos ❤️

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo