Olá leitores, tudo bom?
Sinopse: Transtornos do desenvolvimento e do comportamento, de José Raimundo Facion, auxilia os profissionais a compreender como se apresentam esses problemas e as melhores maneiras de tratá-los. Em nove capítulos são apresentadas as principais características e soluções pedagógico-terapêuticas que podem ser úteis no desenvolvimento das crianças.
Páginas: 144Editora: InterSaberesClassificação: 4,5 ✯
Livro de José Raimundo Facion, surgiu após ser convidado para ministrar a disciplina Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Transtornos de Comportamento Disruptivo de um curso de pós-graduação em Educação Especial. E após lecionar na disciplina, pretendeu escrever uma obra para servir de referência para os temas de sua aula com uma linguagem menos formal e de fácil compreensão, sem perder o enfoque da psicologia e da medicina comportamental.
Com apenas nove capítulos e divididos em duas partes: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) e Transtornos de Comportamento Disruptivo, o leitor terá acesso a alertas sobre como identificar se uma criança, filho, parente, aluno, paciente e etc. apresentam um quadro semelhante aos sintomas de determinado transtorno e como diferenciá-lo entre os tantos transtornos psicopatológicos que podem ser identificados na infância e na adolescência.
No Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TDI) existem cinco subtipos que José relata de forma simplificada nessa obra, que são: transtorno autista, de Rett, de Asperger, desintegrativo da infância (TDI) e o transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação (TDI-SOE); Já no Transtorno de Comportamento Disruptivo, se enquadram: Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtorno de Conduta (TC) e Transtorno desafiador opositivo (TDO). E em todos os casos citados no livro, encontramos a definição e classificação, diagnóstico diferencial, epidemiologia, etiologia, orientações e tratamento.
Aderindo a leitura, é possível compreender que a princípio, a manifestação desses 'problemas' no desempenho da criança ou do adolescente podem aparecer de forma bem sútil, oferecendo dificuldades ao profissional durante a sua avaliação do diagnóstico e para os professores especialistas na área. Que foi uma das coisas que mais me chamou atenção no livro, pois durante os capítulos com as explicações, o autor dispõe um destaque exclusivamente relacionado a maneira com que os professores devem lidar com essa criança e/ou adolescente, como trabalhar com eles, como orientar os pais e principalmente, entendê-los e incluí-los verdadeiramente em seu planejamento.
O autor nos põe diante de uma mesa com inúmeras pistas do que precisamos assimilar sobre esses desvios de desenvolvimento que aparecem todos os dias. O que podemos fazer? Como agir? Ele nos dá um leque de possibilidades mas que deixa claro que precisamos procurar buscar sempre mais sobre o assunto e quão bom é trazer conforto, tranquilidade e bem estar para essas crianças e adolescentes que tanto precisam de nosso apoio.
Se você, assim como eu costuma se confundir com algumas patologias, siglas ou termos, nesta obra você poderá tirar suas dúvidas e em troca ter um grande acervo de referências bibliográficas para leituras futuras e se aprofundar no assunto.
Por fim, gostaria de conhecer a sua opinião. Deixe seu comentário ou dúvidas sobre o livro, sobre o que você achou e se concorda ou não comigo! A participação de cada um de vocês é muito importante e muito bem-vinda aqui!
E não se esqueça de SEGUIR O BLOG e nosso Instagram @LEITORESESUASMANIAS
Eu acho que muitas pessoas confundem pois a própria mídia faz com que juntem todas em algumas. Até os profissionais muitas vezes não sabem o diagnóstico para dar. Sendo os diagnósticos sempre parecendo a mesma e tal, sendo que existe várias..
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br