{Crítica} Filme Death Note - Caderno da Morte

Olá leitores, tudo bom? Hoje o Leitores e Suas Manias vem falar desse filme lançado ontem pela Netflix e que está dando o que falar! 😱

Ontem foi lançado o filme Death Note na Netflix, e com ele, as inúmeras críticas. Vou comentar com vocês grande parte da indignação dos fãs com esse filme, mas não faço delas minha opinião. Apenas irei relatar as diferenças em relação ao mangá/anime e depois falar sobre o filme sem fazer comparações.



Ao assistir, senti a essência do anime presente, porém, como toda adaptação, são feitas inúmeras mudanças, e com Death Note não seria diferente.

Como aconteceu com uma parte dos fãs, eu criei muita expectativa pelo filme. Confesso que me decepcionei com o começo dele, mas o final me deixou sem palavras e intrigada. 

O primeiro choque para os fãs já começou na divulgação dos atores que iriam dar vida aos personagens. A própria produção nos alertou quanto à isso. A produtora tentou sim, trazer à adaptação, atores nascidos na Ásia, só que não encontraram ninguém que falasse inglês fluentemente, portanto precisou optar por outros. O que incluiu em uma Misa morena e um L negro. Isso não deve ser motivo de revolta, além do mais, um cabelo ou a cor de uma pele não devem ser levados em conta, e sim, a atuação e o que a produção fez com a obra, nenhum autor tem culpa de nada. E na minha opinião, achei demais esse L, só não curti terem tirado a personalidade do personagem. O que aconteceu com todos os personagens, na verdade. 




Não há semelhança em termo de aparência, isto é fato, mas nada que o torne em um péssimo filme. Pelo contrário. Já temos a obra original para ser assistida quantas vezes quiser, agora precisamos aprender a apreciar essa ADAPTAÇÃO. Ou não. Vai de cada um.

Nesta adaptação, encontramos um Kira não tão gênio quanto conhecemos, mas sim, um tanto medroso se comparado a Mia(Misa), que se mostrou mais Kira que o próprio Kira. Nosso querido e amado L até me encantou até certo ponto, porém ele se mostrou um personagem muito impulsivo e descontrolado no decorrer da história, fugindo da personalidade real do L como falei acima. Riuk, que na minha opinião é o melhor em todo o anime, apareceu muito pouco, deveriam ter focado mais nele e menos nas incertezas e medos do Kira. Mesmo aparecendo pouco podemos perceber que, quando aparecia, era pra causar impacto no filme. Faltou contato entre Riuk e Kira. Essa é a verdade.

Quanto ao caderno, pelo que eu pude perceber, as regras foram mudadas/adicionadas também. Acho que isso era algo que não havia necessidade, pois o anime já o deixou pronto para usá-lo na adaptação, mas mesmo assim houve modificações. 



Como fã, eu desejava muito ter assistido o acordo dos olhos, cena essa, que não aconteceu. Assim como quem tocasse no caderno poderia ver o Shinigami, que claramente não ocorreu. Além da obsessão de Riuk por maçãs (coisa que eu também tenho), que se comeu duas ou três foi muito. São pequenas coisas, mas de grande significado para os fãs que aguardaram ansiosos após a divulgação dessa adaptação. 



***

Contudo, repito: é uma ADAPTAÇÃO! Nunca poderia ser igual, e me responsabilizo pela expectativa que criei (que foram absurdas, confesso). Apesar de todas as críticas, estou certa de que foi um final cheio de reviravoltas, nos mostrando um Kira como um ser frio, que apenas para se salvar usa sua "namorada", assim como age o Kira no mangá/anime.

Eu recomendo, mas só se for para assistir sem fazer comparações (complicado). É um bom filme, só não é fiel ao nome da obra original. Apenas. 



Nota: ★★★ (3/5)

- Juliana

2 comentários:

  1. O problema não é só as diferenças, é a perca do que faz o anime ser uma coisa tão boa: a personalidade do Light mudar perdeu um teor importante do universo - o fato que ate o humano mais inteligente e controlado pode se corromper com o poder sobre a vida dos outros; também o xadrez mental entre Kira e L fazem o diferencial da obra, os dois mais humanos tirou muito da graça desse jogo; fora que a Mia ter mais coragem e manipular o Light o filme inteiro tira o sentido dele ser o Kira, e não ela.

    Não tenho nada contra mudanças entre adaptações, o que não gosto é quando a essência da obra se perde, e vi isso no filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro, bem vindo!
      Em relação a Mia eu fiquei muito surpresa mesmo em ver ela sendo mais Kira do que o próprio Kira. E eu como uma pessoa apaixonada pelo L, não esperava ver meu personagem tão alterado como foi.
      Uma pena que não souberam usar uma obra tão boa. Um dos melhores animes.

      Obrigada pela sua visita e sua opinião, beijos ♥

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo