{Resenha} O Menino do Pijama Listrado

Olá leitores, tudo bem?

Hoje o Leitores e Suas Manias traz para vocês uma resenha pra lá de intensa e perturbadora. Sim, essa história em que eu demorei tanto para ler, me arrancou ontem a noite inúmeras lágrimas e reflexões em torno do que os humanos estão fazendo uns com os outros.


Eu o peguei emprestado mas nunca criei muitas expectativas. Achei que era apenas mais um livro. O que eu me enganei profundamente. Se eu soubesse quão maravilhoso era, teria lido no mesmo dia em que me emprestaram. 

O livro nos conta a história de um menino de apenas nove anos chamado Bruno e sua rotina junto á sua família. E em um momento, ele se percebe deixando sua antiga casa para iniciar uma nova vida em outro lugar por conta do trabalho extremamente importante de seu pai.

Bruno, como qualquer outra criança de nove anos, tem suas birras, encrencas, achismos e um desejo ardente de explorar as coisas. Sua busca insaciável por respostas é o que torna o personagem tão real e próximo de nós. 

Em sua nova casa, em Haja-Vista, Bruno não se conforma em ter que deixar seus amigos para trás e sua casa tão bem arrumada e bela, para morar em um lugar que só teria a companhia de sua irmã de doze anos, que como ele mesmo diz, é um caso perdido. 

Não há nada neste novo lugar do que sua casa, sua família, serventes, soldados e a cerca. Uma cerca. Onde cedo ou tarde, sua inocência de criança nos guiará e nós fará explorar junto á Bruno essa intrigante cerca e se perguntar: "O que ela faz aqui?". 



"Qual era a diferença, exatamente?, ele se perguntou. E quem decidia quem usava os pijamas e quem usava os uniformes?"


Uma leitura simples e rápida, mas que não deixa de ser intensa e trágica. E como a própria orelha do livro nos indica, não há como descrevê-lo (e realmente não tem!), é preciso que você não saiba de nada para começar essa trama pois pode prejudicar sua leitura. Tomei muito cuidado para não contar demais e ao mesmo tento instigá-los a desfrutar de um livro incrivelmente maravilhoso e agoniante.

Nesta obra, encontramos a pureza da amizade entre duas crianças, o quão longe a maldade humana pôde chegar e o quão longe a sociedade foi no quesito "não somos iguais".


  • Nota: ★★★★★ (5/5) 
  • FAVORITO



Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas.


- Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo