{Resenha} O Garoto do Cachecol Vermelho

Olá pessoinhas, tudo bem com vocês?

Hoje no Leitores e suas manias, venho trazer a resenha de um dos livros que li neste final de semana. O primeiro concluído foi O Garoto do Cachecol Vermelho.

Não é novidade para ninguém, que uma das minhas autoras nacionais favoritas é ela: Ana Beatriz Brandão. Uma jovem linda, simpática e cheia de histórias para nos contar.
Ana lançou O garoto do Cachecol Vermelho no ano passado na Bienal do Livro de São Paulo. Assim que eu soube que haveria o lançamento de um spin-off dessa obra, com o lançamento este ano, aguardei até o lançamento dele para ler os dois juntos. O spin-off se chama A garota das sapatilhas brancas, e já concluí a leitura. Logo mais eu venho com a resenha dele para vocês também. =)

O li em um dia e já posso adiantar que é preciso estar sentada e com lenços nas mãos para ouvir essa história. Preparados?! 

291 páginas

Sinopse:
 
Uma história comovente, recheada de drama, suspense e romance

Melissa é uma garota linda, rica e mimada, que sempre consegue o que quer e tem todos na palma da mão. Ela acredita que a carreira de bailarina é a única coisa que realmente importa, porém suas certezas são abaladas quando faz uma aposta com um garoto misterioso, que parece ter como objetivo virar sua vida de cabeça para baixo. De repente, Melissa se vê dividida entre dois caminhos: realizar seu maior sonho, pelo qual batalhou a vida inteira, ou viver um grande amor. Mas, não importa aonde ela vá, todas as direções apontam para o garoto do cachecol vermelho... Com esta história intensa e apaixonante, Ana Beatriz Brandão vai emocionar e surpreender o leitor, provando que é uma jovem autora que tem muito a dizer.

Ficção / Jovem adulto



O livro é narrado por Melissa, uma garota estressada, preconceituosa, materialista, antipática, rica e mimada, que não se contenta em receber "nãos" como resposta. Com uma personalidade pra lá de forte e terrivelmente insuportável, fútil e mesquinha, que está acostumada a conquistar tudo aquilo que deseja.

Melissa deposita todo o seu foco e seu precioso tempo em treinos e mais treinos, tudo para conquistar o maior sonho de sua vida: uma carreira como bailarina. Mas não qualquer bailarina, e sim, a melhor. Nem que para isso, seja preciso passar por cima de tudo e de todos, já que seu maior fetiche é brincar com as pessoas para a levar aonde ela quer chegar.

É aquele tipo de pessoa vazia, oca por dentro, que por ausência da mãe, ter perdido o pai em um acidente e ter sofrido traumas muito marcantes em sua adolescência, se achou no direito de se fechar em um mundinho só dela, onde se vê superior aos outros, tentando provar que não precisa de família e nem de amigos por acreditar ser autossuficiente. O que não é verdade.

Mas Juliana, essa Melissa é um monstro! Não. Muita calma. Todo história tem dois lados, e Melissa, não nasceu egoísta e preconceituosa, o seu passado a tornou assim, e essa é a essência do livro. O que nos tornamos é consequência dos fantasmas do nosso passado. Está nas nossas mãos o desejo de mudar e de permitir ser ajudado.

Eu poderia ficar por horas descrevendo o caráter de lixo que ela criou para si, mas o objetivo deste livro é segunda chance!


"Não me importo com as dores, não me importo com o preço pago. Quero ser uma bailarina de sucesso, quero ir para Juilliard, quero ser a primeira bailarina negra reconhecida como a melhor do mundo. Eu quero o mundo, e vou fazer o que for preciso para conseguir." 
(página 49)


Fernanda é uma de suas poucas amigas, e nem estando ao lado da Mel em momentos importantes, Melissa consegue ser grata á ela. Fê é humilhada e deixada de lado inúmeras vezes, porém nunca deixou de perdoar a infantilidade de sua amiga e dar uma segunda chance á ela.

Pedro também é um dos amigos de Melissa, um dos que ela usa quando bem entende e brinca quando dá vontade. Ela só não imaginava que a sua brincadeira faria Pedro querer levá-la á serio. E esse é o início de seus problemas.

Mel tinha tudo para ter uma vida solitária e infeliz, isso é fato, mas numa noite de ano novo, seus olhos se encontraram com os de um garoto misterioso abaixado no meu da rua, cercado por latas de tintas e um enorme cachecol vermelho em seu pescoço. O mistério mais lindo que a vida pôde lhe proporcionar: uma segunda chance.

Daniel Oliveira Lobos. O vândalo preferido, ou, para os mais chegados, Dani-Dani. Um rapaz misterioso, lindo, e que ama causas sociais. Seu maior desejo é levar alegria àqueles que já perderam as esperanças. Que é o caso de Melissa.

Daniel entra na vida da Mel para ajudá-la a se redimir, para lhe mostrar a segunda chance que a vida quer dar á ela. Então, ele lhe propõe um acordo de dois meses. Mas não qualquer acordo, será o acordo que irá transformar a vida de Melissa para sempre. E sem muito o que fazer, e sem para onde correr, ela aceita.

Conforme vamos conhecendo a Mel no decorrer da história, podemos perceber o quanto ela se pergunta: “Porque ele (Daniel) se importa?”, o que nos faz concluir que tudo que ela fez ou faz é pelo fato de não ter aprendido o que é afeto e amor. Ela não sabe, nunca aprendeu o que é se importar com os outros, e quando o garoto do cachecol vermelho aparece em sua vida, ela aprende, dando um passo de cada vez, que ter amor pelo próximo não é um bicho de sete cabeças como ela imaginava, afinal.


"Eu não via o mundo com seus olhos" 
(página 106)


Descobrimos o outro lado da Melissa. Ninguém nasce sabendo odiar, a vida que ensina, e a cada página, vemos o que a levou a ser tornar um tipo de pessoa tão desprezível. Esse acordo irá mudar seu relacionamento com sua mãe Regina, seus amigos, com o próprio Daniel e sua maneira de enxergar o mundo.


“[...] Feche os olhos e escute o que está ao seu redor”


Neste livro encontraremos e aprenderemos mais a respeito de uma doença, até então sem cura, que é tão devastadora e que leva entes queridos de tantas pessoas. Estou falando de portadores de ELA, Esclerose Lateral Amiotrófica.




Um livro tão poético, ao ponto de cicatrizar feridas daqueles que o leem!
Eu já sabia que um livro da Ana Beatriz Brandão não seria qualquer livro, mas este, sem dúvida, é o melhor da nossa “sádica favorita”.
Eu queria poder falar tanta coisa a respeito da minha experiência lendo esse livro, no entanto, não quero estragar sua leitura. Acho melhor eu parar por aqui e deixar sua curiosidade guiar você!

Ana Beatriz autografou meu exemplar na sua sessão de autógrafos na Bienal do Livro Rio 2017

·         SE PREPARE! A capa do livro é fofa, mas o conteúdo é forte. Contém a vida real!

·         Na compra deste livro, você estará ajudando a Instituição ABrELA.
·         
      
·         Nota: ✯✯✯✯ (4/5)



2 comentários:

  1. Parabéns pela bela resenha, além do talento da Ana Beatriz, temos o viés social. A conhecemos no lançamento de O Garoto do Cachecol Vermelho e agora com A Garota das Sapatilhas Brancas ela ajuda a ArELA-RS e o IPG. Gratidão! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pela visita!
      Ana Beatriz sem dúvida é uma autora de uma generosidade e um coração valioso, ela merece todo sucesso que está fazendo e muito mais.

      bjs ♥

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo