{Resenha} As Crônicas de Nárnia - volume único - C. S. Lewis

Oi gente, tudo bom? espero que sim!
Olhem só quem cumpriu a meta de leitura mais desejada de 2017!
Em setembro do ano passado, entrei em um clube de leitura focado em concluir o volume único de As Crônicas de Nárnia até Dezembro.

Confesso que pensei em desistir só pelo tamanho do livro. Gente, são mais de 700 páginas para se carregar na bolsa, definitivamente não dá. Fora encontrar uma posição confortável para lê-lo (nós leitores já não temos rs), e como podem ver, foi minha primeira experiência com um livro tão grosso assim. Mas em compensação, os sete livros são bem rápidos de serem lidos, e a magia? Aaaah, você que ainda não leu não faz ideia do que estou falando.


A obra de C. S. Lewis é composta por sete livros, onde, neste volume único, encontramos todos na ordem de preferência do autor, mas muitos leitores, provavelmente a maioria, lê na ordem em que cada livro foi publicado. Eu preferi ler na ordem em que o autor desejou, ele sendo o criador da obra, tem lá suas razões para decidir que ficassem assim. E na minha opinião, foi muito melhor para entender e acompanhar cada crônica. A ordem é: O Sobrinho do mago (1955), O leão, a Feiticeira, e o Guarda-roupa (1950), O Cavalo e seu Menino (1954), Príncipe Caspian (1951), A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952), A Cadeira de Prata (1953) e A Última Batalha (1956).

Atualmente, três livros já foram adaptados ao cinema, e um quarto já com o roteiro pronto. Se você ainda não assistiu a nenhum, recomendo que tente ler o livro primeiro - é sempre melhor né rs. E agora chega de blábláblá e vamos conhecer cada livro? Vou falar de cada um separadamente com suas respectivas capas, porém, essa resenha se trata do volume único. 

O Sobrinho do Mago - sinopse: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
Classificação: ✯✯✯✯✯

Neste primeiro livro, Lewis nos apresenta a criação de Nárnia, como e por quê dela existir, a primeira e maravilhosa experiência de visita-lá, que servirá de explicação sobre todos os outros 6 livros. Além, de nos apresentar para os personagens primordiais de todo esse mundo mágico: o leão Aslam e a Feiticeira Branca.
A história de duas crianças, com uma narrativa tão cativante, que ao pegar no livro e você der por si, chegou ao fim. Uma leitura tranquila, um dos livros mais calmos e sem muita ação. Nele, somos levados a conhecer toda e quaisquer dúvida que possa surgir no decorrer da leitura dos próximos volumes.
Ficando assim, como minha segunda crônica favorita, eu só posso dizer que todo mundo deveria ler este livro, é mágico.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa - sinopse: "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.
Classificação: ✯✯✯✯✯

Eu assisti ao filme primeiro há uns anos atrás, e quando fui lê-lo, já não lembrava de mais nada além de Lúcia no guarda-roupa (risos). Confesso que, não lembrando de nada, a leitura me pareceu como se eu nunca tivesse ouvido falar dela.
O que são esses personagens também, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia... Lewis tem uma narrativa tão cativante que você se sente o quinto irmão ou um amigo dos quatro, é inexplicável. Eles são enviados para a mansão de um historiador para se refugiarem da guerra que está assolando sua cidade. Já na mansão, cheios de regras para seguirem, Lúcia os convencem de brincar de pique-esconde, sendo assim, a forma em que ela, ao se esconder, descobre um mundo desconhecido, mas não por muito tempo. Em Nárnia, os quatro irmãos estão destinados a cumprir uma profecia, profecia essa, que a Feiticeira Branca vai tentar de tudo para não deixa-lá ser cumprida pelos irmãos. 
Isso é só a segunda crônica, já deu pra ver o que te espera até o sétimo, né? É só o começo.



O Cavalo e Seu Menino - sinopse: Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.

Classificação: ✯✯✯
Esse é um livro para quem gosta de altas aventuras e reviravoltas. 
Em mundo distante de Nárnia, mudando um pouco a visão do mundo maravilhoso de Aslam, um menino resolve fugir na calada da noite em busca da terra de Nárnia. E é essa fuga e o que ele encontra pelo caminho que fazem do livro uma obra arrebatadora.
Vou confessar que dos sete, este foi o que menos gostei. Apenas não posso me calar e não relatar o quão deslumbrante foi esta terceira obra. Final de tirar o fôlego.


Príncipe Caspian - sinopse: Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.

Classificação: ✯✯✯✯
Seguindo para esse próximo livro, vocês vão perceber uma coisa engraçada... Como é bom estar novamente em Nárnia, e será assim em todos.
Sem saber como chegaram em Nárnia, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, se deparam com uma Nárnia completamente diferente do que conheceram há um ano atrás. Cair Paravel em ruínas foi o que os deixou perplexos, pois o tempo no nosso mundo é diferente em Nárnia, enquanto para os quatro irmãos se passaram apenas um ano, lá se passaram décadas e décadas. E com esse mistério de saber tudo que levou esse país à ruínas, encontramos páginas e páginas de um enredo de prender a nossa atenção de tal forma que perdemos o sono.
Entre segredos, batalhas e descobertas, Lewis nos dá um final de fazer qualquer leitor chorar. Como ele descreveu com poucos detalhes, acho que dá para segurar as lágrimas. Porém, nada tira esse final surpreendente. 

A Viagem do Peregrino da Alvora - sinopse: Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial.
Classificação: ✯✯✯✯✯

Essa crônica com toda a certeza está entre as minhas favoritas. Eu me vi em um mundo de fantasia nunca imaginado. Lewis consegue levar seus leitores a um mundo sem limites, suas palavras nos fazem suspirar ou até mesmo arrepiar. Outro ponto que gostei bastante nesse autor, foi sua visão cristã sobre o mundo, o que eu achei muito admirável. Esse autor sem dúvida alguma, é o meu favorito no momento, me deu uma experiência literária que eu nunca havia vivido antes e não vou cansar de repetir isso.
 Essa é uma história em que nós entramos de gaiatos junto aos personagens no Peregrino, uma das cônicas mais diferente, não deixando de ser atraente e deixando aquele gostinho de quero mais.

A Cadeira de Prata - sinopse: "Como se chega até lá?", perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. "Do único modo possível", sussurrou Eustáquio, "por magia". Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.
Classificação: ✯✯✯✯
Na minha opinião, este foi o livro mais sombrio de toda a obra de Lewis. Uma aventura que te teletransporta para dentro do enredo e da proposta do autor. 
Eustáquio e Jill recebem uma missão dada pelo próprio Aslam, e durante ela, eles se encontram com criaturas completamente diferentes, mundo subterrâneo e muita magia, que para Lewis, parece ser a coisa mais fácil de se proporcionar aos seus leitores. 
Assim como os 4 irmãos que já conhecemos, o primo deles, Eustáquio e Jill, sua colega de escola, precisam voltar para seu mundo depois de suas inúmeras aventuras e concluída a missão de encontrar o príncipe perdido. 

A Última Batalha - sinopse: À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusão ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?
Classificação: ✯✯✯✯✯
 E chegamos ao último livro. A última crônica desse mundo fantástico criado por Lewis e que me deixou completamente arrebatada com cada palavra reflexiva de Aslam, cada luta, cada descoberta, cada despedida das crianças ao país de Nárnia. Foi lindo, foi intenso, e nesse último não seria diferente.
 O livro começa com fraudes, farsas, mentiras e muita opressão contra o povo de Nárnia (nada que não tivéssemos em nosso mundo).
Como em toda a série, aqui, Lewis fala mais teologicamente, mais profundo, bem mais maduro; e com um desfecho que irá dilacerar seu coração com tanta força, que sua única ação será fechar o livro alguns segundos, suspirar e voltar à leitura.
 Um final apocalíptico, com páginas que impressionam até o último segundo, até lermos os últimos parágrafos... Que final! Nunca havia passado na minha cabeça que seria assim... 
Passando uma mensagem de fé, Aslam e todos os amigos de Nárnia se despedem de seus leitores, e é com lágrimas nos olhos que terminei a última frase desse livro e fechei. Demorados quase 30 minutos depois, consegui voltar a minha normalidade. Um livro que te paralisa profundamente, e que te faz pensar na seguinte questão: "Sinto saudades do Céu".

E é com maestria que C. S. Lewis encerra - o que eu chamo de leitura obrigatória de todos que amam esse gênero literário - os 7 livros que compõem As Crônicas de Nárnia. Um livro para se reler (e se emocionar) por toda a vida.




Por fim, gostaria de conhecer a opinião de vocês. Deixem seus comentários ou dúvidas sobre o livro. A participação de cada um de vocês é muito importante e muito bem-vinda!

Além disso, compartilhem com todos os seus amigos leitores, e vamos crescer nossa roda de leitura virtual aqui neste espaço criado especialmente para vocês. 

E não se esqueça de SEGUIR O BLOG e nosso Instagram @LEITORESESUASMANIAS


22 comentários:

  1. adorei! se puder me siga, e curta minha fanpage https://tamiresmeirelesblog.wordpress.com/ bjobjo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Sempre quis ler as crônicas de Narnia, mas e a preguiça? Preciso superar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lola!
      Nem me fale. O volume único é muito grosso mesmo, e bem pesado. Tenho esse livro há 3 anos e só tive coragem de ler agora.
      O tamanho atrapalha um pouco sim, afinal, é complicado de levar um livro tão pesado na bolsa, mas depois que peguei o primeiro para ler... É tão agradável que você esquece o número de páginas e ainda desej que tenha mais rs

      Obrigada pela sua visita, volte sempre, beijos ♥

      Excluir
  3. Olá!! Eu gostei muito do seu blog e adorei sua resenha, parabéns!!! Eu ainda não li esse livro mas tenho muita vontade e já tenho ele na minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamille, obrigada, o seu também é lindo, já conheço.
      Te apoio 100% a começá-lo, você não vai se arrepender e ainda vai sentir vontade de reler, tenho certeza. rs

      Obrigada pela visita, beijos ♥

      Excluir
  4. Amei essa resenha, eu já tinha assistido o filme só e inclusive amei, mas nunca li os livros, mas parece ser muito interessante, ainda mais por ser um a edição unica! Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceci!
      Os filmes eu assisti depois que já havia lido. Realmente são bons, mas dois deles faltam coisas que apenas no livro você irá saber e sentir, é outra experiência você tendo a oportunidade de lê-los. Garanto que você não irá se arrepender.

      Obrigada pela visita, beijos ♥

      Excluir
  5. Ual,muito bom!! Amo as Crônicas de Nárnia!
    Bjss e parabéns pelo post!!

    ResponderExcluir
  6. Olá.

    Adorei a sua resenha!
    Confesso que já vi os filmes, mas nunca me despertou aquele interesse enorme em ler os livros, sabe? Mas sua resenha me chamou atenção.
    Acho engraçado o modo como o autor deseja que a leitura seja feita. Já li um livro mais ou menos assim e foi muito diferente e até mesmo divertido! Gostei bastante.

    Adorei seu blog e estou acompanhando.
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que minha resenha te incentivou a ler os livros, tenha certeza que são livros ótimos e que você não irá achar desagradável. Leia e me conte o que achou rs

      Obrigada pela visita e por me acompanhar, um grande beijo ♥

      Excluir
  7. Eu amei a resenha.
    Ganhei esse livro numa competição de português, no Colégio. E sou completamente apaixonada pelas histórias até hoje.
    Achei super legal você ter colocado a capa individual de cada livro, Eu,particularmente, nunca tinha visto haha
    Ótima resenha! E ótimo livro. ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, meu amooooooooor!
      Graças ao seu silêncio, li todos os sete sem spoilers... MUITO OBRIGADA MESMO hahaha
      Não superei esse final e nunca irei, amei de paixão e entrou para a lista dos meus favoritos ♥

      Volte sempre minha mala, beijos ♥

      Excluir
  8. Bela resenha, me parece que as livrarias só vendem o volume único, o que facilita na hora do preço, mas me pergunto se não cortam muito da historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, eu também só encontrei o volume único. Essas capas separadas, só as encontrei vendendo online, e em português, nem sabia da existência delas. Achei bem legal.
      Não sei dizer se estão cortadas, mas vou dar uma pesquisada para saber melhor.
      Obrigada pela sua visita! beijos ♥

      Excluir
  9. Li esse livro quando era pré-adolescente e me marcou bastante, Adorei a resenha, super completa :D

    Portal GATILHO
    portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alvaro! Realmente, ele me marcou bastante também.
      Obrigada pela visita, beijos ♥

      Excluir
  10. Comprei o livro e lendo essa resenha, estou mais ansiosa ainda para le-lo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina, tudo bom? Se prepare para conhecer um mundo incrível! Leia e me conte o que achou, tá? ^^
      Obrigada pela sua visita, volte sempre ♥

      Excluir
  11. Até hoje só assisti o filme e morro de vontade de ler o livro!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia! Quando você estiver com um tempinho livre, leia pelo menos um capítulo por dia, tenho certeza que você irá se apaixonar! ^^
      Obrigada pela sua visita, beijão.

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo