{Entrevista} Escritor Everton Gullar


Olá leitores!

Hoje no Leitores e Suas Manias, apresento á vocês o escritor gaúcho Everton Gullar, autor do livro O Julgamento do Dr. Santiago

SinopseSantiago é o jovem criador de um julgamento macabro: colocar pessoas que tiveram parentes que sofreram alguma espécie de violência de frente com seus algozes. A pessoa da vez a usar seu jogo é Ósmio, que teve sua filha assassinada de madrugada, raptada de seu carro num sinal.
Ósmio fez de tudo para achar o assassino de sua filha e colocá-lo na cadeia, mas não houve rastros para chegar a ele. Alguns anos depois, Santiago coloca, como mágica, em sua frente o assassino chamado César, dando a opção para Ósmio matá-lo e vingar sua filha.
Então dá início a um jogo psicológico entre o que é certo e errado, o que é justiça ou impunidade, o que é sentença.


Contatos do escritor
 whatts 991793670 e Facebook: @EvertonGullar1



*** 

  1. Quero primeiramente agradecer sua disponibilidade em aceitar participar dessa pequena entrevista. E para começar, conte-nos um pouco sobre você.  
Me chamo Everton Gullar, tenho 29 anos. Nasci e fui criado no interior do Rio Grande do Sul e hoje vivo na capital, Porto Alegre. Sou apaixonado por literatura, rock’n’roll e futebol, exatamente nesta ordem. Sempre gostei de ler obras mais “pesadas” de monstros sagrados como Dostoiévski, Balzac e Camus. Gosto da noite, bares, cenas urbanas, filmes de suspense, séries e desenho animado.  


  1. Muitos quando crianças brincavam de médicos, professores, veterinários, entre outros. Ao crescerem ingressaram em uma dessas profissões ou em similares. E você, como descobriu que queria ser tornar um escritor(a)?  
Comecei a escrever livros em 2013, mas sempre escrevi poemas. Não me lembro que sonhei avidamente ser um escritor, pois não há pessoas que digam “ele será escritor” quando uma criança está com papel e lápis nas mãos como há pessoas que digam “ele será médico” ou “vai ser cantor” quando avistam crianças brincando destas duas profissões. E isso, acredito, não me permitiu sonhar com a profissão, por isso, descobri ser escritor no silêncio do meu quarto, numa noite qualquer, sem entender o que era, nem o caminho que teria.  


  1. O que levou e o continua te levando a se inspirar na criação de uma nova história? 
Eu AMO escrever, e não sei quando serei levado a começar mais um livro, por isso carrego comigo Moleskines e canetas para todos os lados. Às vezes é algo que escuto, ou num livro que leio, um filme assistido. A inspiração é efêmera e passageira, por isso ela já me levou a levantar enumeras noites durante a madrugada e escrever a ideia.  
O que anda me deixando mais feliz para escrever são os elogios recebidos, isso passou a colocar as coisas no lugar e a respeitar mais minha própria arte. Esse é um dos principais motivos para continuar escrevendo. Outro motivo para continuar, é ter a serenidade de perceber que um dia a fonte secará e vou querer dar um tempo nos livros, por isso, enquanto tudo está efervescendo sigo escrevendo. 


  1. Como se sentiu quando viu que seu sonho de publicar um livro se realizou? 
Foi um projeto com um produto final, no qual a qualidade e a parte plástica ficou em primeiro lugar, com conceito e trazendo novidade. Ver, não só uma excelente história, mas sim um livro na mão dos leitores está sendo, e acredito que sempre será, um momento lindo, e a cereja do bolo, a parte mágica, é quando me falam que o livro é surpreendente e a edição ficou linda. Tráz a responsabilidade para o próximo projeto, no qual mais horas ainda serão necessárias para superar a qualidade do projeto anterior. É um sonho de sonhar acordado :)  


  1. Como surgiu a ideia de criar seu último livro? E seus personagens, você costuma criá-los do zero ou prefere se inspirar em alguém? 
Bom, a parte curiosa no meu método de criação é que começo pelo título. Penso num bom título, que me vem a cabeça como um fleche. Então, aceito o título, acredito nele e fico pensando qual seria a melhor história para ele. Começo a criar os personagens, escolho os nomes, características físicas, escolho a cidade, os cenários e rascunho algumas cenas. Em seguida parto para a batalha, começo a escrever o livro e deixo a coisa rolar. Outra curiosidade é que escrevo a primeira versão do livro totalmente à mão, sinto melhor a história. Muitos projetos não têm prosseguimento, ficam na minha mesa, de lado, para voltarem a ganhar mais páginas no futuro, se o livro passar das primeiras páginas, em média umas 20 páginas, fico entusiasmado e sigo em frente. Fico trabalhando no livro em todos os lugares possíveis, como escrevo à mão em Moleskines, carrego-os por todos os lados e escrevo algumas linhas todas as vezes que paro em algum lugar.  


  1. Tem muitos projetos para o futuro?  
Na ponta, para 2018, o thriller “Assassínos de Anúbis” será lançado no segundo semestre, a trama flerta com ação e terror e trará uma história inovadora e totalmente surpreendente. Também para o ano que vem, conforme a coisa andar, pode entrar para “estúdio” o livro “A Ordem Anárquica do Relojoeiro”, outro punch no leitor que vai surpreender a todos. 


  1. O que você sente em saber que a literatura nacional tem avançado e conquistado um lugar no coração dos brasileiros 
Fico contente, eu amo a literatura e acredito que o mercado literário mudou para melhor. Hoje muitos escritores têm a chance de mostrar seu trabalho por centenas de editoras dispostas a trabalhar num esquema de parceria com escritores. Acredito que existe espaço para todos, livros para todos os gostos. Quem tem a ganhar com o atual cenário literário é o leitor, a razão para tudo acontecer. 


  1. Deixe uma mensagem para seus leitores. 
Nos vemos em breve :D  





Por fim, gostaria de conhecer a opinião de vocês. Deixem seus comentários ou dúvidas sobre o livro e sobre o autor. A participação de cada um de vocês é muito importante e muito bem-vinda!


Além disso, compartilhem com todos os seus amigos leitores, e vamos crescer nossa roda de leitura virtual, aqui, neste espaço criado especialmente para vocês. 

E não se esqueça de SEGUIR O BLOG e nosso Instagram @LEITORESESUASMANIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo